BREVE HISTÓRICO

A Liga Assistencial Roseirense devidamente registrada em Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas na cidade de Aparecida, estado de São Paulo, criada em 1º de julho de 1995 e que, a partir de 14 de agosto de 2001, executa o Projeto Grupo de Apoio e Amparo à Juventude – GAAJ – é uma entidade filantrópica e promocional, sem fins lucrativos.

Inicialmente, seu objetivo era atender crianças e adolescentes, através do Projeto Guarda Mirim. Mais tarde, através da iniciativa de um grupo de mães voluntárias, desenvolveram atividades voltadas para o Projeto Grupo de Apoio e Amparo à Juventude, mantendo as finalidades estatutárias de quando foi criada, porém modificando sua proposta pedagógica.

Essas mães, em busca de uma orientação sobre como proceder, visitaram entidades sociais da região e concluíram queera absolutamente viável desenvolver no município de Roseira-SP, o Projeto GAAJ. Formularam um diagnóstico e idealizaram várias propostas, como alternativas viáveis às necessidades encontradas no município.

O Grupo de Apoio e Amparo à Juventude – GAAJ – desenvolve hoje ações socioeducativas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, na faixa etária de 6 a 17 anos e, paralelamente, trabalhos com as famílias dos usuários e com a comunidade local, atividades voltadas para a qualificação para o trabalho e fortalecimento de vínculos sociais.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Apoio e Amparo à Juventude – GAAJ – é uma entidade filantrópica e promocional, sem fins lucrativos, mantida por doações mensais de sócios mantenedores e parceiros da comunidade local, que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de 06 a 17 anos, no contra turno escolar.

É o único projeto social de Roseira que atende crianças e adolescentes com esse escopo de condições, desenvolvendo atividades educacionais, culturais, de lazer e esporte, favorecendo a saúde e bem estar de todos os participantes, assim como a integração social entre os atendidos do Projeto. Desempenha também atividades de qualificação para o trabalho com suas famílias, de forma a capacitar seus membros a exercer uma função remunerada, garantindo uma melhor qualidade de vida.

O GAAJ tem como objetivo favorecer o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, cultural, recreativo e social dos atendidos de 06 a 17 anos, facilitando o desenvolvimento de suas habilidades e atitudes de forma lúdica, visando a emancipação social.

São atividades praticadas na instituição: música, artesanato, corte e costura, cerâmica e terracota, plantio de horta orgânica e comunitária, ginástica, dentre outras, de forma a proporcionar ampliação de saberes, compartilhamento de ideias, com diferentes aprendizagens e desenvolvimento de valores e atitudes socialmente éticas e morais.

O projeto atende em média de forma, direta e indireta, 60 pessoas por semana, dentre elas: crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 06 a 17 anos, ofertando atividades socioeducativas, além de adultos, usuários acima de 18 anos, com atividades de qualificação profissional e geração de renda familiar.